Sobre O outro

(Si Fu (師父) e estudantes da Universidade)


Na manhã seguinte a celebração do ano novo chinês, Meu Si Fu (師父)Julio Camacho (梅祖利奧) a pedido do Si Gung (師公)Grão Mestre Leo Imamura, coordena um módulo da disciplina “História e Filosofia das Artes Marciais” na Universidade de São Caetano do Sul.
(Diretor do Núcleo Barra André Almeida, Mestre Thiago Pereira, Tutora Cristina, Mestre Sênior Julio Camacho, Grão Mestre Leo Imamura e Mestre Domenico)

Passamos aquele domingo de 9h às 18h na Universidade. Ao longo do dia tivemos inúmeras práticas e explanações sobre os temas mais variados relacionado a disciplina, por diversas vezes me vi fascinado pelo que ali era dito e corporalmente entendido.
(Si Hing 師兄 Pereira, Si Fu 師父 e Eu ao fundo)
Fazer uso do outro e da sua arte para se refinar, se apoderando de uma cultura distante da sua para que deste ponto distante possa se revalidar sua perspectiva, revisitando seus princípios morais e marciais através de uma ótica que não a sua. Me tira o folego só de tentar descrever imagine transpassar para marcialidade.
(Estudantes da Universidade junto ao Si Suk 師叔 Domenico)
Escuto do Si Fu (師父) algumas vezes, aderir, apoiar e propor: Seria essa a forma de se refinar por meio do outro, de se apropriar de uma cultura externa e distante a sua? 



A mim não resta dúvida quanto a resposta, e enquanto tento narrar uma experiência corporal tão rica, me lembro do seguinte poema do Mario Quintana:



(Si Fu 師父, Eu)
Sabendo que por mais que eu narre a respeito de minhas borboletas, elas apareceriam espetadas através da escrita,  sigo as espetando com grande entusiasmo, afinal talvez do outro lado (da narrativa) elas se tornem algo.

_____________________________
Para saber mais sobre essa história: Clique aqui 
_____________________________
Si Gung (師公): Si Fu (師父) do seu Si Fu (師父)
Si Fu (師父): Aquele o qual você escolheu seguir
Si Suk (師叔): Irmão Kung Fu (功夫) mais novo do seu Si Fu (師父)
Si Hing (師兄): Seu irmão Kung Fu (功夫) mais velho

Comentários

Postagens mais visitadas